quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mídias integradas ao projeto didático

Em todo percurso do curso Mídias na Educação, me foi possível vivenciar alguns projetos didáticos, onde entre pesquisas, estudos e práticas ganhei experiências e conhecimentos. Diante dessas vivências e conhecendo bem toda infra-estrutura da escola, sua contextualização como também o grau de interesse e dificuldade dos alunos, desde que foi aplicado o projeto “Repórteres por um mês” – experiência postada no fórum IV, deste módulo - vem me despertando interesse e curiosidade em fazer um projeto didático integrado com as mídias, para a criação de um jornal on-line com mais complexidade, pois não há mais como negar a importância de integrar as mídias existentes na escola para resultados mais eficazes nos procedimentos do ensino/aprendizagem dos alunos, se vivemos em uma sociedade moderna, em que os meios de comunicação interferem diretamente na formação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.
Para desenvolver esse projeto, previamente será necessário fazer uma análise sobre algumas questões a seguir:

Como se dá o processo de compreensão de conteúdos programáticos nas salas de aula em face da utilização cada vez mais frequente dos recursos midiáticos?
Como lidar com o conhecimento formal, necessário e indispensável à formação dos alunos, quando são permeados/ atravessados pela velocidade do mundo da notícia, pela transformação do real em virtual e pela dificuldade crescente de compreensão na leitura dos textos e, consequentemente, na leitura do mundo?
Em que medida a crescente utilização da mídia na escola pode melhorar ou servir como estímulo ao processo de cognição dos alunos?
A sacralização da mídia como ferramenta didática contribui, de fato, para uma leitura crítica do mundo real?
Os gêneros com os quais vai se trabalhar está de acordo com a função sócio-discursiva dominante que ele desempenha: informar, educar, entreter?

Todos esses pontos precisam estar bem claros para os professores e os demais envolvidos neste trabalho, pois certamente, não se trata, apenas, de ensinar os alunos à “lerem” os jornais, mas sobretudo de possibilitar a eles, num primeiro momento, uma leitura do mundo para melhor compreenderem, eles próprios, o poder da mídia e o papel ocupado pelos diferentes veículos no espaço público. Só então poderão fazer a leitura crítica levando-os a pensar, refletir sobre os conteúdos noticiosos e, então, desenvolverem formas autônomas de pensar o mundo. Para isso, no entanto, é necessário, adquirir, também, o domínio da linguagem como ferramenta discursiva, e discernimento sobre a construção da narrativa jornalística e seus múltiplos sentidos atribuídos pelos seus diferentes agentes, para enfim, pensarem na construção do jornal da escola.

O papel da produção de um jornal na escola, teria como objetivos:

Superar o impasse na formação do leitor;
levar o aluno à reflexão histórica e superar o caráter introdutório e isolado predominante no trabalho com a imprensa e outros;
enfatizar os conteúdos, mas principalmente as características dos gêneros e das práticas jornalísticas;
sensibilizar pela surpresa, pela urgência de solução para os problemas sociais e ambientais, pela abordagem do comportamento juvenil;
estimular o aluno a perceber-se como agente midiático e não como receptor passivo de conteúdos;
Situar como indivíduo e como parte de uma coletividade.

Para a realização deste projeto pretendo utilizar: da mídia impressa (revistas, livros, jornais, etc) e da mídia eletrônica (internet, softs, filmadora ou máquina fotográfica digital, e/ou aparelho celular). Para a disponibilização do jornal em rede, será hospedado no site da escola, o qual entrará em processo de construção em agosto de 2009.
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