
Para desenvolver esse projeto, previamente será necessário fazer uma análise sobre algumas questões a seguir:
Como se dá o processo de compreensão de conteúdos programáticos nas salas de aula em face da utilização cada vez mais frequente dos recursos midiáticos?
Como lidar com o conhecimento formal, necessário e indispensável à formação dos alunos, quando são permeados/ atravessados pela velocidade do mundo da notícia, pela transformação do real em virtual e pela dificuldade crescente de compreensão na leitura dos textos e, consequentemente, na leitura do mundo?
Em que medida a crescente utilização da mídia na escola pode melhorar ou servir como estímulo ao processo de cognição dos alunos?
A sacralização da mídia como ferramenta didática contribui, de fato, para uma leitura crítica do mundo real?
Os gêneros com os quais vai se trabalhar está de acordo com a função sócio-discursiva dominante que ele desempenha: informar, educar, entreter?
Todos esses pontos precisam estar bem claros para os professores e os demais envolvidos neste trabalho, pois certamente, não se trata, apenas, de ensinar os alunos à “lerem” os jornais, mas sobretudo de possibilitar a eles, num primeiro momento, uma leitura do mundo para melhor compreenderem, eles próprios, o poder da mídia e o papel ocupado pelos diferentes veículos no espaço público. Só então poderão fazer a leitura crítica levando-os a pensar, refletir sobre os conteúdos noticiosos e, então, desenvolverem formas autônomas de pensar o mundo. Para isso, no entanto, é necessário, adquirir, também, o domínio da linguagem como ferramenta discursiva, e discernimento sobre a construção da narrativa jornalística e seus múltiplos sentidos atribuídos pelos seus diferentes agentes, para enfim, pensarem na construção do jornal da escola.
O papel da produção de um jornal na escola, teria como objetivos:
Superar o impasse na formação do leitor;
levar o aluno à reflexão histórica e superar o caráter introdutório e isolado predominante no trabalho com a imprensa e outros;
enfatizar os conteúdos, mas principalmente as características dos gêneros e das práticas jornalísticas;
sensibilizar pela surpresa, pela urgência de solução para os problemas sociais e ambientais, pela abordagem do comportamento juvenil;
estimular o aluno a perceber-se como agente midiático e não como receptor passivo de conteúdos;
Situar como indivíduo e como parte de uma coletividade.
Para a realização deste projeto pretendo utilizar: da mídia impressa (revistas, livros, jornais, etc) e da mídia eletrônica (internet, softs, filmadora ou máquina fotográfica digital, e/ou aparelho celular). Para a disponibilização do jornal em rede, será hospedado no site da escola, o qual entrará em processo de construção em agosto de 2009.
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