quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gêneros midiáticos integrados ao projeto didático

Como venho estudando, pesquisando no firme propósito de desenvolver um projeto didático da criação de um jornal on-line na escola, CERE – Pe. José Alves de Macedo, os gêneros a se trabalhar, serão de acordo com a função sócio-discursiva dominante que ele desempenha, como por exemplo: o editorial, a reportagem, o hipertexto, a entrevista, o anúncio publicitário, enquetes, jogos educativos, e outros de acordo com os acontecimentos eventuais, pois os propósitos comunicativos serão de informar,educar e entreter os leitores da escola, comunidade em geral e a todos interessados, já que irá ficara disponível em rede mundial, internet.
Pretendo desenvolver este projeto com alunos da 2ª série do Ensino Médio por já possuírem um nível de maturidade e escolaridade capaz de dominar os gêneros e suas linguagens: formal, informal, áudio-visual, digital.
Os meios físicos utilizados serão a sala de aula, centro de multimeios, laboratório de informática, auditório e sala de multimídia.
Para tanto, no decorrer deste trabalho, é importante ter sempre o foco voltado para o valor social dos suportes e dos gêneros, pois para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção e percepção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade.
Desde a socialização do projeto, divisões de equipes, tarefas sejam definidas e todo o percurso do trabalho até que o produto final fique disponibilizado em rede, é sabido que os participantes terão uma interação mais restrita, ou seja, entre eles, professores e comunidade. Porém, após sua conclusão a interação terá maior dimensão com os gêneros, em função de um público bem maior, pois sabemos que no mundo virtual abre um leque de possibilidades de diferentes formas de interagir.

Nenhum comentário: